Como as escolas podem realizar um Círculo “Como ser um bom amigo”
Iniciando o ano letivo com os Círculos de Construção de Paz
CÍRCULO “COMO SER UM BOM AMIGO”
Um tema importante com o qual transversalmente podemos trabalhar valores como respeito e empatia. A escola é o nosso primeiro ambiente social depois da família e nesse ambiente aprendemos a confiar e a nos relacionar.
Por isso é importante começarmos o ano letivo falando de amizade.
O que é ser um bom amigo?
O roteiro do Círculo foi elaborado pela Catherine Cranston que recebeu pedidos para compartilhar o Círculo que realizou com as crianças da sua comunidade: “Como ser um bom amigo”. O roteiro que segue é apenas uma sugestão, lembre-se de adequá-lo a sua realidade.
Propósito do Círculo
Estamos aqui em círculo hoje para falar sobre “Como ser um bom amigo”. Ultimamente tenho percebido que alguns estão magoados e outros estão se sentindo excluídos. Portanto, vamos falar sobre isso hoje e apresentar algumas ideias sobre como ajudar com este problema.
Apresentar objeto da palavra e explicar a escolha
Escolha um objeto que faça sentido para o grupo.
(Saiba mais sobre o que são os objetos de fala)
Realizado o check-in, e as demais etapas como valores e diretrizes (se já não estiverem sido feitas com a turma) passe o objeto da palavra sugerindo que só fala quem estiver com o objeto na mão. Os demais são convidados a olhar para quem está falando para que ele saiba que está sendo ouvido e que a turma ouve com o coração aberto.
Perguntas norteadoras:
- Diz o nome de uma coisa que adoras no verão?
- Achas que ter amigos é importante? ou é importante para ti ter amigos?
- Sentes que tens amigos?
- Ser um bom amigo é importante para ti?
- És um bom amigo a maior parte do tempo?
- Dê um exemplo de uma vez em que viu alguém NÃO ser um bom amigo. (Cuidado para não usar nomes)
- Uau, estes são alguns grandes exemplos. Quando essas coisas acontecem às pessoas, como é que achas que elas se sentem? ou se essas coisas te aconteceram… como é que isso te fez sentir?
- Agora que sabes como as pessoas se sentem quando essas coisas acontecem… o que podes fazer para garantir que as pessoas não se sintam assim aqui (e noutros lugares)? Vamos fazer uma lista de coisas que podes fazer AGORA/HOJE para mostrar que és um bom amigo.
Um dos alunos com papel e caneta escreve as respostas. Os facilitadores podem ajudar com isto, pois os alunos nem sempre têm a certeza de como escrever cada item da lista.
Fechamento e compromisso
Olhe para a nossa lista e diga qual delas você acha que pode fazer hoje ou num futuro próximo. (Muitas das crianças leem mais do que uma em voz alta)
Agradecer a participação de todos e explicar que vão publicar as diretrizes do que é ser um bom amigo na sala e que cada um dos seus pais receberá o cartaz por e-mail.
Sugestão final: Fazer um ou mais pós-círculos uma semana ou duas depois.
Observação: Eram 11 crianças neste círculo (5-12 anos) e durou 16 minutos. Com um grupo maior reduz o número de perguntas.
(Texto de Carla Grahl adaptado do texto de Catherine Cranston em livre tradução)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!