Perfil da Marta
Sou Relações Pública formada pela PUCRS, e tenho mais de 25 anos de experiência em comunicação 360º. Durante minha trajetória profissional, tive a oportunidade de trabalhar em diversas empresas, incluindo a MTS Comunicação, McCann-Erikson Publicidade, Instituto do Câncer Infantil, Marprom Eventos, Grêmio Náutico União, Redesys Informática (empresa do SICREDI), Consultoria em Direito Público (CDP), Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Fundação Escola Superior do Ministério Púbico (FMP), abrangendo diferentes setores, desde educação, direito, publicidade, eventos até a área da saúde.
Atualmente, ofereço consultoria e assessoria em comunicação e marketing, com foco em marketing digital. Minha abordagem é fornecer soluções completas e apoiar meus clientes em todas as etapas de comunicação. Isso inclui desde o planejamento estratégico, diagnóstico, construção de marca, definição de canais, gestão de redes sociais, produção de conteúdo e criação de peças tanto online quanto offline.
Além das experiências profissionais, busco constantemente o caminho do autoconhecimento. Tenho participado de diversos cursos e imersões, como Reike, Formação em Astrologia, Hipnose Clássica & Ericksoniana, ThethaHealing, Imersão em Ervas e Comunicação Não Violenta. Essas vivências têm me proporcionado inúmeras transformações ao longo do tempo. Quando reflito sobre essa jornada, sou imensamente grata por tudo o que vivi e pelas oportunidades que tive. E quero dizer que, juntos, somos capazes de alcançar ainda mais!
Neste momento da minha vida, estou mais feliz do que nunca. Tenho a satisfação de fazer parte do Instituto Entre.Círculos, um projeto inspirador em expansão. Nele, colaboro na organização de eventos, cursos, divulgação e em processos que envolvem comunicação. Estar em perfeita sintonia com os valores e propósitos do EC é algo que me motiva profundamente. Investir no coração, naquilo que nos torna verdadeiramente humanos e nos aproxima de uma vida harmoniosa, respeitosa e pacífica, é uma forte motivação para ampliar conexões e atuar como um agente de mudança.
Caminhos já trilhados
Destaco alguns cases especiais durante a jornada, entre eles a conquista do 1° lugar na premiação ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), com a monográfica na categoria Terceiro Setor, com a monografia “A Educomunicação e as Relações Públicas: estudo de caso resgate de valores” e a gestão e coordenação do projeto socioeducativo “Resgate de Valores: uma necessidade premente”, realizado em parceria com Ministério Público do Rio Grande do Sul (RS), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Brahma Kumaris (movimento espiritual mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo) e com o consultor e palestrante especialista em Neurociência do Comportamento e Aprendizagem, Guilherme Nogueira.
Meu caminho já estava sendo trilhado para educação!
O projeto, basicamente, disponibiliza ferramentas metodológicas para a difusão de dinâmicas pedagógicas a serem utilizadas no trato de temas que, direta ou transversalmente, tocam em valores como ética, solidariedade, honestidade e lealdade nas relações humanas, independente da modificação ou adição de conteúdos nas grades curriculares tradicionais. No escopo estão também temas como bullying e mediação da violência na escola.
A atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz, zona Leste de Porto Alegre e na rede de Escolas Municipais de Xangri-lá.
O diferencial foram as capacitações teórico-vivenciais. Foram resultados expressivos e evidenciaram o efeito modulatório no comportamento dos alunos, como aumento médio de mais de 64% em variáveis como: participação nas atividades, respeito pelo educador, ouvir mais os colegas, relacionamento em grupo, e demonstração de afeto e cuidado.
Além disso, foi evidenciado redução da frequência de comportamento de xingamentos e uso de apelidos depreciativos em 58,33%.
Estes dados demonstram que há uma correlação positiva entre a melhora do aspecto pessoal, a melhora do relacionamento dos profissionais da escola e a melhora do clima institucional.