Como as escolas podem realizar um Círculo “Como ser um bom amigo”

Iniciando o ano letivo com os Círculos de Construção de Paz

 

CÍRCULO “COMO SER UM BOM AMIGO”

Um tema importante com o qual transversalmente podemos trabalhar valores como respeito e empatia. A escola é o nosso primeiro ambiente social depois da família e nesse ambiente aprendemos a confiar e a nos relacionar.

Por isso é importante começarmos o ano letivo falando de amizade.

O que é ser um bom amigo?

O roteiro do Círculo foi elaborado pela Catherine Cranston que recebeu pedidos para compartilhar o Círculo que realizou com as crianças da sua comunidade: “Como ser um bom amigo”. O roteiro que segue é apenas uma sugestão, lembre-se de adequá-lo a sua realidade.

 

Propósito do Círculo

Estamos aqui em círculo hoje para falar sobre “Como ser um bom amigo”. Ultimamente tenho percebido que alguns estão magoados e outros estão se sentindo excluídos. Portanto, vamos falar sobre isso hoje e apresentar algumas ideias sobre como ajudar com este problema.

 

Apresentar objeto da palavra e explicar a escolha

Escolha um objeto que faça sentido para o grupo.

(Saiba mais sobre o que são os objetos de fala)

Realizado o check-in, e as demais etapas como valores e diretrizes (se já não estiverem sido feitas com a turma) passe o objeto da palavra sugerindo que só fala quem estiver com o objeto na mão. Os demais são convidados a olhar para quem está falando para que ele saiba que está sendo ouvido e que a turma ouve com o coração aberto.

 

Perguntas norteadoras: 

  • Diz o nome de uma coisa que adoras no verão?
  • Achas que ter amigos é importante? ou é importante para ti ter amigos?
  • Sentes que tens amigos?
  • Ser um bom amigo é importante para ti?
  • És um bom amigo a maior parte do tempo?
  • Dê um exemplo de uma vez em que viu alguém NÃO ser um bom amigo. (Cuidado para não usar nomes)
  • Uau, estes são alguns grandes exemplos. Quando essas coisas acontecem às pessoas, como é que achas que elas se sentem? ou se essas coisas te aconteceram… como é que isso te fez sentir?
  • Agora que sabes como as pessoas se sentem quando essas coisas acontecem… o que podes fazer para garantir que as pessoas não se sintam assim aqui (e noutros lugares)? Vamos fazer uma lista de coisas que podes fazer AGORA/HOJE para mostrar que és um bom amigo.

 

Um dos alunos com papel e caneta escreve as respostas. Os facilitadores podem ajudar com isto, pois os alunos nem sempre têm a certeza de como escrever cada item da lista.

 

Fechamento e compromisso

Olhe para a nossa lista e diga qual delas você acha que pode fazer hoje ou num futuro próximo. (Muitas das crianças leem mais do que uma em voz alta)

 

Agradecer a participação de todos e explicar que vão publicar as diretrizes do que é ser um bom amigo na sala e que cada um dos seus pais receberá o cartaz por e-mail.

 

Sugestão final: Fazer um ou mais pós-círculos uma semana ou duas depois.

 

Observação: Eram 11 crianças neste círculo (5-12 anos) e durou 16 minutos. Com um grupo maior reduz o número de perguntas.

 

(Texto de Carla Grahl adaptado do texto de Catherine Cranston em livre tradução)

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